segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Qual é a Melhor Hora para Comer Frutas?


Frutas em jejum podem ser boas para uma série de coisas, mas dizer que o momento adequado para comê-las é pela manhã (de estômago vazio) no caso dos diabéticos não é a melhor coisa a se fazer. Diabéticos devem dar preferência por consumi-las junto a outros alimentos, pois possuem um índice glicêmico de médio a alto. Isso significa que elevam a quantidade de glicose no sangue de forma moderada a rápida. As frutas não fermentam no estômago. A fermentação ocorre no intestino e é realizada pelas bactérias do intestino. O que ocorre é que algumas frutas são um pouco "indigestas" e essas sim não devem ser consumidas após um almoço (como melancia, abacate, manga). Já as frutas cítricas auxiliam o processo digestivo, pelo simples motivo de conterem ácido, otimizando a ação do estômago (que libera ácido clorídrico para a digestão dos alimentos). 

Um outro fator importante a ser considerado é que a vitamina C potencializa a absorção do ferro. Portanto, mais um motivo para comer uma fatia de abacaxi, uma laranja, uns morangos como sobremesa das refeições.

Quanto a serem ricas em glicose, isso não é uma vantagem, visto que os principais alimentos que consumimos no dia a dia são riquíssimos nesse nutriente.

Como se deve começar o dia? O que se deve comer no café da manhã? Você acha que é uma boa ideia pular da cama e encher seu sistema com um grande monte de alimentos, que levará o dia inteiro para digerir? Claro que não. O que você quer é alguma coisa que seja fácil de digerir, frutas que o corpo pode usar de imediato, e que ajuda a limpar o corpo."
Pela manhã há um aumento do nosso metabolismo basal em 15%. Ou seja, temos uma capacidade bem maior de digerir e processar os alimentos que consumimos para que eles não sejam armazenados, mas que gerem energia. Meio óbvio, visto que a primeira refeição do dia nos prepara para a guerra do dia inteiro. Essa SIM deve ser uma das principais refeições nas 24h. É claro que deve-se respeitar a individualidade de cada um, pois existem pessoas que realmente não sentem fome pela manhã (geralmente os indivíduos com cronótipo vespertino), mas também comer só frutas não! Pelo menos uma fonte proteica e algumas fibras.

Elas são digeridas muito rapidamente mesmo. Comer uma fruta e comer 20 minutos depois não tem problema algum. Elas possuem uma fibra (algumas frutas, tipo maçã, abacaxi, mamão) chamada solúvel, que tem a capacidade de formar um gel no nosso estômago, “encapsulando” o bolo alimentar, aumentando a saciedade. Mas só quando consumidas com alimentos, pois quando puras esse gel escorrega rápido para o intestino.

Mais um detalhe: pessoas que têm gastrite devem evitar ao máximo consumir frutas cítricas pela manhã ou qualquer hora que o estômago esteja vazio. Isso favorece a lesão da parede estomacal. Resumindo, o importante é consumir frutas! Cada um escolhe a melhor hora.